Pedalar, mas com segurança



Por Daniel Gois - Redação Multimídia

Já fiz outros posts sobre o assunto, mas não custar nada relembrar, até porque semana passada tive uma experiência desagradável justamente por desrespeitar o que já tinha dito aqui no blog. Andar de bicicleta é sempre o meio mais saudável e sustentável para se locomover, mas é preciso seguir algumas regras de segurança.

Foi o que eu não fiz quando estava indo de bike para a academia na última semana e resolvi pedalar do lado esquerdo da via. Em um cruzamento, o choque foi inevitável, quando o motorista olhou para o lado esquerdo antes de prosseguir e não me viu do outro lado. Como percebi que ele não estava olhando na minha direção, parei para esperá-lo, o que não foi suficiente para evitar que minha bike parasse embaixo do carro. Tive sorte por cair próximo à calçada e sair apenas com uma torção no pé.

Pode até parecer mais seguro usar a contramão. Você vai pensar: "Eu estou vendo o carro e o motorista também está me vendo". Mas não é por ai. Numa colisão frontal, se o carro estiver a60km/h e você a apenas 20km/h, a velocidade de impacto entre os dois será de 80km/h. Este tipo de acidente provoca um estrago bem maior e permite um tempo de reação quase nulo. O meu "acidente" é um clássico. O motorista, como todos os outros olhava para o lado de onde vêm os outros automóveis. O mesmo acontece com os pedestres. Então, pedalar do lado direito da via é regra básica para qualquer ciclista. 

É importante se comportar como um motorista comum e respeitar as leis de trânsito. Respeite faixas de pedestres, dê preferência em cruzamentos, fique atento com cachorros, idosos e crianças brincando. Se o trânsito estiver caótico e a calçada for a melhor passagem, desça da bike e assuma o papel de um pedestre.

Outras regrinhas para usar em cima de uma bike:

] Manter sempre uma velocidade segura. Não pedale colado atrás dos veículos;

] Quando possível, prefira as ciclofaixas e ciclovias;

] Sinalize com antecedência sempre que você for mudar sua rota ou realizar alguma manobra diferente;

] Em vias
 mais movimentadas, mesmo se você for experiente, desça da bike quando for atravessá-la.

Seguindo essas e outras dicas, você evita que um agradável passeio de bike se transforme numa torção no pé ou até em algo pior.

O vídeo abaixo trás mais algumas dicas

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Marivan, boa noite!!!
Andar de bicicleta é um excelente exercício, mas temos que praticá-lo com muita segurança, pois qualquer acidente ficamos muito vulneráveis a todo tipo de lesão. Excelente dica para todos que fazem uso de meio de transporte.
Parabéns pela excelente postagem!
Grande abraço e muita paz!!!

Postar um comentário