As duas moscas

Parte 1

Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, continuou a se debater a se debater e a se debater por tanto tempo, que,aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro.

Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso, no entanto...

Parte 2

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo". A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio ... de água.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão. Ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.



Autor Desconhecido
Fonte: http://ejesus.com.br/exibe.asp?id=848

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Isa Soares disse...

Parabéns pela reflexão

Com carinho
Isa
http://sabedorias-isa.blogspot.com

Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Marivan, boa noite!!!
Já conhecia a primeira parte da história... a segunda parte não conhecia, um belo complemento para o ensinamento que temos na primeira parte... pois é, muitos abandonam o mais prático e fácil por insistir em não encarar uma mudança para melhor.
Parabéns pela excelente postagem, adorei a lição, muito bom para reflexão!
Grande abraço e muita paz!!!

Postar um comentário