Virou macumba!

O comportamento de algumas das igrejas chamadas evangélicas, cada vez mais se aproxima dos rituais espíritas. Óleo ungido para arrumar namorado, reteté de Jeová, sal grosso para espantar mal olhado, terapia do amor que trás a pessoa amada em sete dias, videntes espirituais, balas consagradas para “abençoar” crianças, culto do descarrego, despachogospel, garrafada do tempo dos apóstolos, unção com óleo de objetos inanimados, quebra das maldições hereditárias, encostos, atos proféticos e muito mais.
Pois é, do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos em nossos cultos expressões como “Eparrei Jeová” ou "em nome de missifio". Ora, vamos combinar uma coisa? Infelizmente algumas das liturgias evangélicas estão tão miscigenadas que um desavisado qualquer ao entrar em um de seus cultos pode pensar que entrou no centro de macumba. Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso. O que nos leva a entender que mais do que nunca, precisamos em nosso país resgatar os valores da Reforma Protestante, retornando a Bíblia, fazendo dela a nossa única regra de fé.
Isto posto, afirmo categoricamente que em hipótese alguma experiências mágicas esquizofrênicas, como supertições inequívocas e burrificadas devem nortear o comportamento de nossas igrejas, até porque, somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.
Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma.
Pois é, como costumava dizer o reformador João Calvino o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

***

Fonte: Renato Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, conferencista e escritor.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

22 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo seu texto é impecável.
Parabéns,

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Grande amigo!!! estou voltando hein, olha só, acho interessante a idéia de reforma, acho que o passar do tempo traz evoluções, nem todas mas algumas deveriam ser observadas com mais atenção! seu texto é perfeito!
Marivan... tira essa foto ai amigo... e coloca do do timão cara! kkk abraço e muita saudade do amigo!

Anônimo disse...

Boa tarde querido amigo !
Confesso que não estava informada sobre estas mudanças e fiquei como você perplexa com esta situação...
Como estão deturpando a palavra de Deus das maneiras mais distantes do que realmente deveriam ser.
Com certeza seu pedido por uma Reforma urgente é mais do que pertinente e válido !
Grande abraço !

souevandropassos@hotmail.com disse...

Quantas verdades que doem mais que um tapa.Esperamos respostas dos espertalhões e vendilhões do sagrado.

Unknown disse...

Ah ! Eu acho q/ o que tem acontecido é q/ ouve aumento nas conversões e tipo faltou uma escolhinha pra galera recém convertida ao evangelho, então muita gente ficou sem saber e acontece o q vc comentou . Pq todo mundo pode abrir uma igreja ... ficou facíl demais .O ruím é queimar o filme de quem é evangélico já faz tempo. Tipo : Nossa sua igreja faz isso ??? :o)

leonidas ferreira disse...

Querido amigo,
parabéns pela postagem,
entre outras coisas você disse: "somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou." A verdade é que temas como a Graça e a misericórdia de Deus, jamais foram e jamais serão prioridade para os pregadores do neopentecostalismo, haja vista que a Graça de Deus em virtude de sua natureza, não dá nenhuma oportunidade para um evangelho escravagista que domina os evangélicos e que vem dominando ao longo dos tempos, um evangelho onde a figueira tem que florescer, um evangelho onde não há espaço para crentes que possuem um fusca, ou um Chevetinho 86 como o carro da família, um evangelho onde Deus só aceita um dinheirinho de oferta (dez ou quinze reais) porque é Misericordioso. Estou cheio disso, acho que a "igreja" não precisa de uma reforma, nem de ser reavivada, porque essa "igreja" já nasceu morta, a "igreja" de hoje é o último lugar onde o pecador encontraria JESUS.
Um abração.

Anônimo disse...

vai se fuder fdp

Roberth Moura disse...

Isso de "repetel" nas igrejas já virou até brincadeira. Rolam soltos vídeos pela rede de comparação entre o centro de macumba e as pessoas que pulam na igreja, fazendo escândalo. Precisamos mais do que nunca rever nossa atitude enquanto servos de Deus.

Nós juntos! disse...

É pelo que tem ocorrido na ganância para atrair pessoas e seus dinheiros para certas seitas "evangêlicas" acabam ocorrendo para qualquer tipo de guia para se chegar a Satanás sem ninguém saber por esses falsos profetas ateus. Demônios tem os falsos profetas chamados para habitar na vida dos outros.Isso quer dizer que eles poem e tiram demônios. UMa coisa é ficar convocando chamando demônios e outra é tirar sem invocar.

Hatto.com disse...

meu deus e mais vai morre prala zinca

missionária disse...

parabéns por esse comentário racional
realmente as igrejas que praticam essas coisas estão caminhando para longe da Palavra de Deus
Fica um novo comentário
Como deve ser o culto nas igrejas evangélicas ?
obrigada
Lidia

GUSTAVO FERNANDES disse...

O TEXTO É ATÉCNICO.
RITUAL ESPÍRITA? QUE CONCEITO É ESSE?
ESPIRITISMO É A ÚNICA RELIGIÃO QUE NAO TEM RITUAL E NAO SE CONFUNDE COM SEITAS AFRO.
MAS CONCORDO QUE AS IGREJAS HODIERNAMENTE SE TORNARAM FETICHISTAS.

Unknown disse...

caramba , isso não é reteté de Jeová e sim do inimigo , quando agt quer uma pessoa amada , agente ora ao Senhor se for nosso escolhido ele nos dará se não , ele vai nos mostrar , ta repreendido isso ae , pessoas usando o nome do Senhor , para coisas do mal .

Anônimo disse...

O que esta nessecitando nas igrejas não é uma reforma, e sim ser como antigamente,onde viamos o espírito santo trabalhar, onde o povo temia a Deus, viamos cura, prodígios e maravilhas, sem fingimento. O que está acontecendo nos nossos dias é a apostasia espíritual, o esfriamento, não vemos ou sentimos mais o fogo do espírito santo como outrora.
Sou da Deus é Amor, uma das igrejas que não se deixou levar pelo mundanismo,apesar de ter alguns membros que manchem o nome do ministério..

QuantumRüzgarı14 disse...

ığdır evden eve nakliyat
bitlis evden eve nakliyat
batman evden eve nakliyat
rize evden eve nakliyat
niğde evden eve nakliyat
J8QA

SpaceGöçmen13 disse...

yalova evden eve nakliyat
tunceli evden eve nakliyat
giresun evden eve nakliyat
ağrı evden eve nakliyat
van evden eve nakliyat
6LD7

MidnightGöçebe69 disse...

tekirdağ evden eve nakliyat
kocaeli evden eve nakliyat
yozgat evden eve nakliyat
osmaniye evden eve nakliyat
amasya evden eve nakliyat
4KJİ7

MidnightMaceracı72 disse...

ığdır evden eve nakliyat
bitlis evden eve nakliyat
batman evden eve nakliyat
rize evden eve nakliyat
niğde evden eve nakliyat
LJM5H

D2C4DSaige72892 disse...

CB6D1
Çankırı Parça Eşya Taşıma
Giresun Evden Eve Nakliyat
Kırşehir Şehirler Arası Nakliyat
Ünye Çelik Kapı
Iğdır Parça Eşya Taşıma
Kırıkkale Lojistik
Kırklareli Evden Eve Nakliyat
Çerkezköy Mutfak Dolabı
Kayseri Şehir İçi Nakliyat

3552DLarry17327 disse...

BFAC6
Kırşehir Evden Eve Nakliyat
Lbank Güvenilir mi
Mersin Evden Eve Nakliyat
Çankırı Evden Eve Nakliyat
Çerkezköy Motor Ustası
Eryaman Parke Ustası
Batıkent Boya Ustası
Van Evden Eve Nakliyat
Çerkezköy Oto Elektrik

937A7Marlon5003F disse...

1245E
resimli magnet
binance referans kodu
binance referans kodu
binance referans kodu
resimli magnet
binance referans kodu
referans kimliği nedir
resimli magnet
referans kimliği nedir

Postar um comentário