Papa Quer Barrar Crescimento Evangélico

Bento XVI Quer que Igreja Brasileira Detenha Abandono de Fiéis

O papa Bento 16 pediu nesta sexta-feira à Igreja Católica do Brasil que não "poupe esforços" para deter o crescente abandono de fiéis e enfrentar, por outro lado, a rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais.
O pedido foi feito durante discurso aos bispos brasileiros, recebidos hoje em Castelgandolfo (a cerca de 30 quilômetros de Roma), na tradicional visita "ad limina" (visita aos túmulos, em livre tradução), realizada a cada cinco anos pelos representantes eclesiais de cada país.
"É observada uma crescente influência de novos elementos na sociedade, que há poucas dezenas de anos não existiam. Isto provoca um crescente abandono por parte de muitos católicos da vida eclesial ou inclusive da Igreja, enquanto no panorama religioso do Brasil se assiste à rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais", explicou Bento 16.
Segundo o papa, o afastamento se deve a "uma evangelização, em nível pessoal, às vezes superficial".

"Às vezes, os batizados não são suficientemente evangelizados, por isso são facilmente influenciáveis, já que têm uma fé frágil e frequentemente baseada em uma ingênua devoção", acrescentou.


Por isso, o papa instou que "a Igreja Católica se empenhe na evangelização e que não economize esforços na busca de católicos que tenham se afastado ou de pessoas que conheçam pouco ou nada da mensagem cristã".
O pontífice explicou que, diante "do desafio da multiplicação incessante de novos grupos, nos quais às vezes é feito uso de um proselitismo agressivo", é necessário reforçar o "diálogo ecumênico".


"A falta de unidade (entre as Igrejas cristãs) mina a credibilidade da mensagem cristã divulgada à sociedade", destacou Bento 16, que acrescentou que, por isso, o diálogo agora "é mais necessário do que nunca".

Fontehttp://www1.folha.uol.com.br/mundo/796747-papa-bento-16-pede-esforco-da-igreja-brasileira-para-deter-abandono-de-fieis.shtml

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comentários:

Artigos & Crônicas disse...

Interessante que ao mesmo tempo que a Igreja Católica quer barrar o crescimento dos evangélicos, vem pedir que os apoiemos para impedir a legalização do aborto.
Quando uma igreja para de crescer, o problema não é externo e sim interno.
Sonia Costa

Lecio disse...

Glorias a DEUS está caindo as mascaras da Igreja apostata de roma a grande prostituta de apocalipse 17 viva JESUS !!!!!LEIA JOÃO 8 :32 O BRASIL É DO SENHOR JESUS ALELUIA!!!!!!

Lecio disse...

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no início de outubro, mostra uma evolução considerável em diferentes aspectos da vida dos brasileiros. Segundo o sociólogo Alexandre Brasil Fonseca, a participação evangélica mais efetiva neste processo pode ser notada na alteração de certas políticas públicas.

“É um segmento socialmente organizado, que argumenta e luta por suas opiniões. É inegável que isso traz benefícios sociais. Com isso, não é um fato desprezível a histórica participação evangélica em Conselhos de Direitos Civis, nos últimos anos”, revela o sociólogo.
Recentemente uma das maiores revistas do País publicou uma série de matérias em que fazia previsões para o Brasil em 2020. Em uma dessas publicações, a revista aborda o crescimento evangélico. “Estima-se que 50% da população brasileira poderá ser evangélica” daqui a 11 anos, segundo estatísticas do Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes).

Ainda de acordo com a revista, “a influência evangélica em 2020 contribuirá para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos, já que a família é prioridade para os evangélicos”.
Em desembro de 2009 os evangélicos somaram 49,8 milhões no Brasil, 25,4% de um total de 196,5 milhões de brasileiros e brasileiras. A persistir essa curva de crescimento, em 2020 os evangélicos serão 100 milhões no país.
O Norte do Brasil, com 19,8%, era região com maior presença evangélica, manteve essa posição e fechou o ano de 2009 com 32%, seguidas das regiões Centro Oeste, com 31%, Sul, com 19,8%, e Nordeste com 19,2%.
Roraima é o estado da federação que reune o maior percentual de evangélicos (46,8%), com 226,3 mil, de um total de 483,6 mil habitantes, seguido do Amazonas, com 41,9%, Acre, com 39,9%, Rio de Janeiro, com 36,3%, Distrito Federal, com 35,9%, e Espírito Santo, com 35,2%.

Lecio disse...

Jesus é Rei dos rei e todos os joelhos se dobrarão de ante dele.O Senhor dos seus e da terra nada foge do seu controle.

Lecio disse...

Somos hoje 55 milhões de evangélicos no Brasil, são quase 3 cidades de São Paulo unidas, até 2020 seremos mais que 50% da população Brasileira, precisamos ser pensantes e influenciadores. Não basta crescer em números, precisamos lutar contra a injustiça! Podemos ver em Genesis que o povo Hebreu cresceu assombrosamente no Egito, o impacto foi tal que Faraó se sentiu ameaçado pelo crescimento e liberou leis que OPRIMIAM, ESCRAVISAVAM e faziam o povo de Deus SOFRER. Não escolha SOFRER nas mãos do ímpio! ORE ,JEJUE E PROFETIZEM QUE O BRASIL SERÁ EM BREVE A MAIOR NAÇÃO DO MUNDO COM LEIS JUSTAS E JESUS REINANDO EM NOSSAS VIDAS E NO NOSSO CORAÇÃO AMÉM WWW.IBRD.NET.BR JESUS SALVE O BRASIL !

Anônimo disse...

Ótimo!!!

Anônimo disse...

Que hipocrisia! Ao invés de buscar os perdidos, querem pescar em aquários!


¡Qué hipocresía! En lugar de buscar a los perdidos, quieren peces en acuarios!

Postar um comentário