22% das plantas do mundo estão ameaçadas


Uma análise global do risco de extinção das plantas do mundo revelou que até um quinto das espécies está ameaçada.
O estudo foi conduzido pelo Royal Botanic Gardens (jardim Botânico Real) e Museu de História Natural, do Reino Unido, em parceria com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
Esta é a primeira vez que os danos às cerca de 380 mil espécies de plantas conhecidas no mundo são estimados. Os resultados serão usados para trabalhos de conservação e são fundamentai para a reunião das Nações Unidas sobre Biodiversidade que acontecerá em Nagoya, no Japão, em outubro.
O trabalho foi baseado nos arquivos do jardim botânico, com mais de oito milhões de espécies de plantas e fungos preservados, nas mais de seis milhões de espécies da coleção do museu e dos dados de acervos digitais de parceiros das instituições.
A tarefa de mapear a ameaça às mais de 380 mil espécies de plantas estimadas é um desafio muito maior do que a mesma análise de pássaros (10.027 espécies), mamíferos (5.490 espécies) ou anfíbios (6.285 espécies). Por isso, uma amostra de 1.500 espécies foi recolhida de cada um dos cinco maiores grupos de plantas terrestres: briófitas; pteridófitas;  gimnospermas, monocotiledôneas e leguminosas. Tanto plantas comuns quanto raras foram selecionadas.
Simulações feitas anteriormente para pássaros e anfíbios mostraram que 1.500 seria um número suficientemente representativo para desenhar o quadro geral.
A chamada Red List Index das plantas ameaçadas foi lançada ontem, juntamente com um
Entre as conclusões, destacam-se:
- cerca de um terço das espécies da amostra são tão pouco conhecidas que não é possível fazer análises sobre sua conservação.
- das mais de 4 mil espécies cuidadosamente analisadas, 22% (mais de um quinto) foram classificadas como Ameaçadas.
- as plantas estãomais ameaçadas do que pássaros, igualmente tão ameaçadas quanto os mamíferos e menos ameaçadas do que anfíbios e corais.
- as gimnospermas (pinheiros, araucárias, sequóias..) são o grupo mais ameaçado
- a Floresta Tropical é o habitat mais ameaçado
- as espécies mais ameaçadas se encontram nos trópicos
- a maior ameaça é a perda de habitat para o homem, especialmente para a agricultura e pecuária.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Dú Pirollo disse...

Meu caro amigo Marivan, boa noite!!!
É muita coisa 22% das espécies estarem ameaçadas, o homem está destruindo o seu habitat... isso vai ter sérias consequências para as civilizações futuras. Já está na hora de todos começarem a se mover para preservar o nosso mundo.
Parabéns pela excelente postagem!!!
Grande abraço e muita paz!!!

Postar um comentário