Com Lula, Brasil se Tornou Auto - Sustentável


Novo poço no pré-sal pode dobrar reservas de petróleo no Brasil

 

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou nesta sexta (29) que a reserva de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, pode conter mais petróleo do que a soma de todas as reservas já comprovadas no país.

O volume de óleo recuperável em Libra pode chegar a 15 bilhões de barris. Atualmente, as reservas brasileiras somam 14 bilhões de barris. O maior poço já descoberto na plataforma continental até agora foi o de Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.

Segundo a ANP, Libra fica em um bloco de propriedade integral da União e foi auditado pela certificadora Gaffney, Cline & Associates. A certificadora avaliou que o volume recuperável pode variar entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris, sendo mais provável a possibilidade de extração de 7,9 bilhões de barris.

“Esta descoberta, situada no gigantesco prospecto Libra conforme expresso no relatório da certificadora, valoriza enormemente o patrimônio da União”, afirmou a agência reguladora em nota.

O poço situa-se a 183 quilômetros (km) da costa do Rio de Janeiro, sob 1.964 metros de lâmina d'água e a 5,4 km de profundidade. “A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 metros, é estimada para ser alcançada no início de dezembro próximo”, informou a ANP.

Fonte: Agência Brasil

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Anônimo disse...

Que boa noticia para o Brasil.
Abraço.

Bernardete Baronti disse...

Ótimo para o Brasil e para o POVO BRASILEIRO.
DILMA PRESIDENTE para o BRASIL seguir sempre em frente!!!

Samuel disse...

Difícil comemorar qualquer descoberta, por mais expressiva que seja, nada anda pra frente neste país!

Samuel disse...

Difícil comemorar qualquer descoberta, por mais expressiva que seja, nada anda pra frente neste país!

Postar um comentário