Sacolas plásticas com os dias contados

Cliente terá de pagar por sacolas nos supermercados a partir de janeiro de 2011

A ideia é retirar de circulação as sacolas de plástico que poluem o meio ambiente. Termos de compromisso entre Acaps e Ministério Público Estadual será assinado em novembro

PATRÍCIA VALLIM - RÁDIO CBN VITÓRIA (93,5 FM)

foto: Reprodução
Sacola pl´stica
Sacolas plásticas com os dias contados


Se o consumidor ainda não se conscientizou por bem, então vai sentir no bolso a responsabilidade que cada um tem sobre o lixo gerado pelos sacos plásticos que vêm com as compras do supermercado. Agora, todos terão que resgatar a época dos avós e levar a sacola de casa para carregar tudo o que comprar.

O Ministério Público Estadual (MPE) reuniu os integrantes da Acaps e apresentou a proposta para diminuir os impactos ambientas causados pelas sacolas que hoje são distribuídas gratuitamente. Em entrevista à Rádio CBN Vitória (93,5 FM), a promotora do Centro Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoa), Nícia Regina Sampaio, disse que a reunião contou com "representantes do Grupo Pão de Açúcar, de São Paulo, e afirmou que os supermercadistas aceitaram bem o que foi apresentado e exemplificado pelo grupo paulista que já adotou as ações propostas". A Acaps assinará, já em novembro, um termo de compromisso com o Ministério Público Estadual.  "Nós fizemos um cronograma de ações que será acompanhado de perto pelo MPE", completa Nícia.

Campanha

Em dezembro, os supermercados vão começar uma campanha de conscientização e vão doar sacolas retornáveis, chamadas de 'ecobags', para os clientes. A ideia é que ele leve essas bolsas para acomodar as compras quando retornar ao supermercado. Quem não levar sua ecobag ou sacola de casa terá que pagar até R$0,20 pelas bolsas de plástico. Além de cobrar pela sacola, a intenção no futuro é trocar as atuais embalagens encontradas no mercado por materiais biodegradáveis. O produto, apesar de ser politicamente correto, é um pouco mais caro. "Isso já acontece no Grupo Pão de Açúcar. Essa é uma sacola de plástico comum só que com 60% de amido e em três meses ela dissolve na natureza, afirma a promotora. Uma sacola de plástico comum leva até 30 anos para se desfazer e polui o meio ambiente.

Segundo a promotora, o trabalho passa por três pontos: "o primeiro é a substituição das sacolas nos supermercados; o segundo são as caixas verdes na saída do supermercado  para que o cidadão já possa descartar ali mesmo o que for possível para entrar na cadeia de reciclagem; e o terceiro seria a rastreabilidade dos produtos em relação ao uso do agrotóxico, para verificar sua toxidade para uso de forma controlada", enumera Nícia. Quanto à questão dos agrotóxicos, serão verificados a toxidade dos alimentos que chegam as prateleiras dos supermercados como medida de proteção da saúde do consumidor e de reorientação na forma do uso do agrotóxico no Espírito Santo.

Em Vitória, a partir de janeiro, os consumidores já terão que levar de casa suas sacolas para fazer compras nos supermercados e nas padarias de Vitória. No próximo ano, o projeto será implementado em toda a Grande Vitória. Será feita uma campanha, com duração de um mês, dentro dos supermercados, na mídia em geral e "o cliente que chegar sem sua 'ecobag' ou outro tipo de sacola, vai ter de pagar ou levar as compras em caixas de papelão", ressalta Nícia.
 Para a promotora a ideia é que o Espírito Santo seja referência em sustentabilidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário