Vão cobrar pelas sacolinhas. E agora?


Por Elaine Vieira

Está em A GAZETA de hoje: vão cobrar pelas sacolas plásticas usadas no supermercado.

Será essa a melhor solução?

Afinal, sabemos que as sacolas demoram anos para se decompor e que ficam lá na natureza, mas, falando sério, não conheço uma pessoa que jogue essas sacolas fora, assim, sem mais nem menos.

Lá em casa por exemplo. As sacolinhas de supermercado vão para as latas de lixo pequenas, como as dos banheiros e a da pia da cozinha, onde fica o lixo orgânico.

O saco de lixo mesmo, é só um, grandão, que fica na lata de lixo do chão da cozinha, onde só entra embalagem reciclável.

Ou seja, as sacolinhas podem ser muito úteis, e, reutilizando - apesar de não ser totalmente ecológico - a gente diminui o impacto delas chegando no lixo.

E também tem as questões práticas: Afinal, como sair do supermercado com a compra de mês em uma ecobag? Ou em caixas de papelão, super difíceis de segurar?

Vou ser sincera: tenho diversas ecobags, de todos os tamanhos, mas não as levo para o supermercado. Primeiro porque não dá para levar várias, e também porque não estou a fim de misturar produto de limpeza com comida. 

Agora eu vou ter que pagar por cada sacola? Nunca contei, mas uma compra de quinzena lá em casa deve usar umas 20 a 30 sacolinhas. Se cada sacola custar R$ 0,20 são R$ 6 a mais por compra. Se levarmos na ponta do lápis, esse valor pode anular alguma economia que eu tenha feito ao escolher produtos e embalagens mais baratos. E, vamos combinar, dinheiro também é sustentabilidade, né?

Não sei mesmo o que pensar. Como pessoa interessada em sustentabilidade e preocupada com o meio ambiente, tendo sempre a achar que mudanças de comportamento podem mudar o mundo. Mas, nesse ponto, não sei se muda muita coisa. E aí meu lado dona de casa começa a discutir com o lado ambientalista... 

Conscientizar as pessoas para que reutilizem as sacolas (precisa?) e produzir tipos mais resistentes, pra gente não ter que usar duas para embalar a mesma compra, me parecem estratégias muito mais eficientes.

E você? O que acha? Vai pagar pelas sacolas? Vai levar uma ecobag de casa? Você reutiliza as sacolas plásticas?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá !

Nossa não sabia que iam ser cobradas, que absurdo !
Eu utilizo da mesma maneira que você, em lixinhos da pia e do banheiro. tenho 3 Ecobags, usei uma vez e foi um caos, tudo misturado, definitivamente não gostei...
Mas acho que será melhor que desembolsar meu rico dinheirinho para pagar por sacolinhas...
Ótimo texto e questionamento !
Grande abraço !

Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Marivan, boa noite!!!
Eu acho um absurdo pagar pelas embalagens das compras, daqui a pouco vamos ter que pagar para entrar nos mercados... Acho um descaso com o consumidor.
Aqui em casa também damos o mesmo uso para as sacolinhas do mercado, portanto em nada vai prejudicar o meio ambiente, pois o lixo de minha cidade é totalmente reciclado.
Parabéns pela excelente postagem!
Grande abraço e muita luz!!

Jefinho Silva disse...

Taco caixas de papelão no porta malas do meu carro, fico no aguardo da dona patroa de dentro do carro, quando ela acaba com meu dinheiro, digo, as compras, pego as "caixas" e vou ate o "caixa" "encaixar" as compras. De quebra, na volta pra casa, inicia-se uma saudável discussão sobre a real necessidade da compra dos papéis higiênicos com AROMA DE FLORES!
Abração.

Postar um comentário