Princípios bioativos do arroz integral podem evitar diversas doenças, mostra estudo


O arroz do dia a dia acaba de ganhar um reforço: pesquisadores de Universidade de São Paulo (USP) descobriram que algumas propriedades do tipo integral do grão podem diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.
O grupo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP passou oito anos estudando as propriedades nutricionais de todas as variações do arroz (polido, integral, parboilizado, preto e vermelho) para chegar às últimas descobertas, divulgadas no dia 28 de outubro.

De acordo com esses resultados, o arroz integral é o único que conserva os chamados compostos bioativos, que são aqueles que têm atividades sobre organismos vivos. No caso do arroz, já foram confirmados pelo menos dois tipos de atividades: antioxidante e hipocolesterolêmica (reduz a taxa de colesterol no sangue).
Um dos compostos responsáveis por essas atividades é o orizanol, substância própria do arroz, que possui as duas propriedades. Além dele, a vitamina E e os compostos fenólicos apresentam atividade antioxidante, capazes de evitar o estresse oxidativo no organismo, relacionado a problemas cardiovasculares, câncer e inflamações, isto é, a doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, em geral.
Segundo a professora Ursula Lanfer Marquez, coordenadora da linha de pesquisa Características nutricionais e propriedades funcionais do arroz, outros tipos de arroz, como o preto e o vermelho, apresentam uma atividade antioxidante ainda maior do que a do arroz integral.
Diferenças entre cada tipo
Ela explica que a diferença está justamente no tipo de beneficiamento do grão. Enquanto o arroz integral, quando descascado, mantém o chamado “farelo” (camadas externas ao endosperma, onde estão os nutrientes e compostos bioativos), o arroz polido (ou branco) perde todas essas camadas, restando o endosperma, rico apenas em amido e proteínas.
O arroz parboilizado, por sua vez, pode ser integral ou polido. Porém, neste caso o grão passa por um pré-cozimento antes de ser descascado – portanto, mesmo quando é integral, perde algumas de suas propriedades no processo.
“O pré-cozimento é feito pois evita que o arroz se quebre quando descascado, aumenta a vida de prateleira e, quando cozido, fica sempre soltinho. Como o arroz quebrado não tem valor comercial, o gasto com a parboilização é compensado pelos prováveis prejuízos com quebras”, explica a professora Ursula.
A equipe pretende agora incentivar o consumo de cereais integrais não-trigo, determinar as quantidades de ingestão mínima de arroz integral para que haja efeito sobre o organismo e tentar estabelecer um reconhecimento formal de todas as propriedades benéficas do arroz.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Eninha Campos disse...

Olá Marivan,
Essa noticia muito me interessa.
Só como arroz integral realmente não sabia nada disso.
Obrigada !
Eninha

Nat Biju disse...

Muito interessante essa notícia
irá ajudar a muitos
otimo texto
parabéns...

Postar um comentário