Filosofia e Fé


 "Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus" Ef 2:8


Essa semana encerro um período do meu curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí, o curso acontece em período intensivo e de férias. Confesso  estar me sentindo um tanto cansada, trabalhos e muita leitura. Estamos tendo o privilégio de ser orientados por excelentes professores, mestres, e doutores que muito têm nos motivado. Percorremos as linhas sobre Descartes, Sócrates, Platão , Aristóteles, profundamente encantados pela sabedoria comum a estes personagens da história.

A Filosofia me conquistou, porém não mais que a Teologia. Esta é a Verdade Única e absoluta, enquanto aquela é a busca da verdade através do método, do discurso. Tenho tido um certo cuidado para não me deixar arrebatar definitivamente pela dúvida comum ao método de filosofar. Certamente filosofar é  ser sábio por não se conformar com o que os sentidos alcançam, mas isto pode levar a insensibilidade, a um caminho  de muitos atalhos, embora não seja este o objetivo da filosofia. O correto é aprender a exercitar o pensamento como um ourives que purifica o ouro, o resultado pode ser e não ser o que gostaríamos que fosse, mas é o real,  purificado pelo método da especulação.


Em espírito contrito e oração, enlevo minha alma aos céus


em gratidão por tão grande dádiva de conhecer O Caminho da Salvação. Este me arrebata total e absolutamente, sem deixar espaço para outras formas de crer e viver. Filosofia não é considerada ciência, contudo através dela concluo que é plenamente possível a união entre fé e ciência. Sei que o aprofundamento da ciência me aumenta a fé. Não procuro compreender minha fé através da ciência, mas compreender toda ciência com a fé que me foi dada. É claro, me espanto, me engano, me oponho e me encontro.

Constrange-me a incomparável sabedoria de Jesus e seu amor por nós.  O mundo vive uma nova era em que a ciência se multiplica se une e rivaliza com os homens, porém nem toda ciência do mundo é capaz de oferecer paz, segurança, felicidade, esperança e Salvação. Somente em Jesus reside o principio e o fim de todas as coisas, sendo Ele mesmo o motivo de nossa existência. No pensamento de Descartes que tentou explicar a perfeição do Universo comparando-a a um relógio, vejo Jesus a  dirigir o tempo. Ele conhece o que foi, é e o que há de vir:   “Alguém arrumou cuidadosamente as peças de um relógio para que funcionasse de maneira perfeita”, as peças que o compõe não foram colocadas aleatoriamente, caso contrário, o relógio não seria relógio.

Deus é este relojoeiro da obra de Descartes, criou e ordenou  de forma tão perfeita que tudo subsiste por toda a eternidade: Astros, natureza, ar, água, fogo, humanidade. É isso. Deus é tudo em todos e nenhuma ciência seria possível sem Deus. A união entre ciência e fé é de certo modo até necessária. Deus conduz o tempo e também os avanços do ser, ter, pensar e viver. Se vivo, vivo para Ele, por Ele e com Ele. Se morro, a ciência não me leva ao céu, mas me faz delirar em vida por desvendar a perfeição da criação. A Ele toda a glória! “Esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” I Tm 4:10 

Wilma Rejane


Fonte: A Tenda na Rocha

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

A Equipe disse...

Meu Blog Tem Conteúdo

Seleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!
http://meublogtemconteudo.blogspot.com/

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
Seleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!!!!
-Só Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs Culturais do Brasil!

O seu link encontra-se Aqui:

http://meublogtemconteudo.blogspot.com/


Pegue nosso selo em:
http://meublogtemconteudo.blogspot.com/


Um forte abraço,
Da Equipe do Meu Blog Tem Conteúdo

http://meublogtemconteudo.blogspot.com/

Aldyr Blog disse...

Obrigado pelo bem-vindo, meu amado. É sempre bom fazermos amigos, obrigado por oferecer sua amizade. Concerteza estaremos acompanhando suas notícias. Um abração, fica com Deus!

Anônimo disse...

Gosto de filosofia por que, se trata de assuntos de enterece de todos e perguntas que nós intereça.

Quem somos? Pra onde vamos? De onde viemos?Perguntas fundamentais, para humanidade.

A filosofia abre a mente para estas questões e outras.

A filosofia procura as verdades da vida, assim como a ciencia, assim como as religiões e o ser humano...

http://www.cirojose.com.br/

Postar um comentário